A INCIDÊNCIA DO CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE GRADUANDOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA DO MÉDIO VALE DO PARAÍBA

  • Lucas da Silva Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA
  • Nelma Alves Vieira Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA
  • Mara Filomena Falavigna Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA

Resumo

A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar o consumo de álcool entre estudantes universitários iniciantes e concluintes, ou seja, do primeiro e do último ano respectivamente, do curso de administração de uma instituição de ensino superior particular, localizada no médio Vale do Paraíba, interior do estado de São Paulo. O instrumento de coleta de dados foi inspirado em questionário elaborado e validado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas no Brasil, tendo este usado como referência, o modelo da Organização Mundial de Saúde. Os participantes, de ambos os sexos, possuem faixa etária de 18 a 50 anos. As informações foram obtidas através de um questionário aplicado nos dias 21 e 25 do mês de novembro de 2013 com 26 alunos, sendo 8, do primeiro ano e 18, do quarto ano. Com a análise dos dados, podemos verificar que o álcool está presente no cotidiano do pesquisados, seja através de consumo, seja através da abstinência, ou mesmo com histórico familiar.

 

Publicado
Ago 7, 2017
##submission.howToCite##
DA SILVA, Lucas; ALVES VIEIRA, Nelma; FILOMENA FALAVIGNA, Mara. A INCIDÊNCIA DO CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE GRADUANDOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA DO MÉDIO VALE DO PARAÍBA. Revista Eletrônica de Enfermagem do Vale do Paraíba, [S.l.], v. 1, n. 08, ago. 2017. ISSN 2237-7646. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/REENVAP/article/view/36>. Acesso em: 23 ago. 2019.
Seção
Artigos