Análise do Desempenho Econômico-Financeiro das Empresas do Segmento Siderúrgico Listadas na BM&F Bovespa: Uma Abordagem a Partir do Modelo de Regressão de Dados em Painel

  • Kelly Jaciara Fernandes da Silva Nunes, Me. Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES / MG
  • Éder de Souza Beirão Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES / MG
  • Jéssica Maria Lopes Ribeiro, Me. Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES / MG

Resumo

O ambiente empresarial e gerencial é caracterizado e vem sofrendo mudanças de toda ordem, em decorrência da concentração de capitais, reestruturação patrimonial, organizacional e societária, e por movimentos cíclicos (ondas), o fenômeno das fusões e aquisições. O fenômeno em questão pode ser visto como uma resposta das organizações ao ambiente cada vez mais competitivo da economia nacional e internacional. Neste cenário, a avaliação de desempenho econômico-financeiro de empresas, uma prática/ferramental de análise, que não fora criada recentemente, vem sendo cada vez mais difundida no âmbito organizacional. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar o desempenho econômico-financeiro das empresas do segmento siderúrgico listadas na BM&FBOVESPA sob a ótica dos indicadores de liquidez, rentabilidade e endividamento no período entre 2000 e 2015, a partir do Modelo de Regressão de Dados em Painel. Assim, foi realizado um estudo de abordagem quantitativa que pode ser classificado quanto aos fins em pesquisa descritiva. Foram adotados como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental e o emprego de métodos econométricos. Os resultados demonstraram que as variáveis lnROA, lnCap3/P, Vendas e Tam impactam o desempenho econômico-financeiro das empresas do segmento siderúrgico listadas na BM&FBOVESPA.

Publicado
Abr 8, 2019
##submission.howToCite##
FERNANDES DA SILVA NUNES, Kelly Jaciara; DE SOUZA BEIRÃO, Éder; LOPES RIBEIRO, Jéssica Maria. Análise do Desempenho Econômico-Financeiro das Empresas do Segmento Siderúrgico Listadas na BM&F Bovespa: Uma Abordagem a Partir do Modelo de Regressão de Dados em Painel. Revista de Administração do UNIFATEA, [S.l.], v. 17, n. 17, abr. 2019. ISSN 2176-8412. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/RAF/article/view/999>. Acesso em: 19 ago. 2019.
Seção
Artigos