Fatores que Influenciam o Consumo por Inserção Social: Um Estudo com Estudantes do Nível Superior

  • Andressa Bacellar Veras FUCAPE Business School
  • Sérgio Augusto Pereira Bastos FUCAPE Business School
Palavras-chave: Comportamento do consumidor. Consumo por status. Inserção social. Estudantes de nível superior.

Resumo

O contexto de consumo na era contemporânea possui uma diversidade de realidades sociais e econômicas e, como consequência, estas relações influenciam o consumo enquanto hábito individual. Assim, o objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores de consumo que impactam na vida social de estudantes no universo universitário. Para tal foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva e quantitativa, com corte transversal. Foi utilizada uma escala de consumo para verificar se as variáveis status, sociabilidade e não-funcionalidade estão associadas ao consumo dos universitários para se sentirem melhores perante seus pares. A aplicação de questionários se deu junto a 248 estudantes universitários da Faculdade Pitágoras do Maranhão. Foi realizada a caracterização da amostra, a análise da estatística descritiva e a análise de duas regressões lineares múltiplas. Os resultados sugeriram que os universitários concordam que as variáveis de status, sociabilidade e não-funcionalidade influenciam no seu consumo social. As variáveis status e sociabilidade apresentaram associação ao comportamento de consumo social dos estudantes universitários. Além disso, os resultados apontaram que os estudantes universitários que tendem a consumir sob a influência da não-funcionalidade do produto parecem dar menos importância ao impacto social que terão ao adquiri-lo.

Biografia do Autor

Andressa Bacellar Veras, FUCAPE Business School

Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE Business School.

Publicado
2020-02-10
Seção
Artigos