Responsabilidade Social Empresarial: uma ferramenta estratégica e a visão do consumidor

  • André Alves Prado FATEC
  • Ana Carla Faria ETEC/Piquete
  • Marly dos Santos Nunes

Resumo

O presente artigo aborda questões de Responsabilidade Social Empresarial como ferramenta estratégica na visão do consumidor. Há algumas décadas, a sociedade vem reconhecendo a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) como um valor intrínseco para as organizações, por parte de seus stakeholders (partes interessadas) e consumidores, principais estimuladores da RSE, com a perspectiva de um mundo economicamente mais próspero e socialmente mais justo. Em virtude disso, este estudo foi realizado com o intuito de analisar os conceitos de RSE e a importância da inclusão de suas ações no planejamento das organizações como ferramenta estratégica no mercado competitivo. Utilizando parte da pesquisa “Responsabilidade Social das Empresas – Percepção do Consumidor Brasileiro”, realizada pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Instituto Ethos Empresa Responsabilidade de Social, em parceria com a Market Analysis Brasil, entre 2006 e 2007, buscou-se identificar através da opinião dos consumidores os reais benefícios ações de RSE. Após análise nota-se que as empresas atribuem um papel mais amplo a questões de Responsabilidade Social do que apenas econômico. A inclusão de ações de Responsabilidade Social como ferramenta estratégica dentro da gestão, pode trazer boas contribuições para a evolução das empresas em seu processo de sobrevivência no mercado.

 

Publicado
Mai 11, 2018
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ALVES PRADO, André; FARIA, Ana Carla; DOS SANTOS NUNES, Marly. Responsabilidade Social Empresarial: uma ferramenta estratégica e a visão do consumidor. Revista de Administração do UNIFATEA, [S.l.], v. 4, n. 4, maio 2018. ISSN 2176-8412. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/RAF/article/view/659>. Acesso em: 23 ago. 2019.
Seção
Artigos