Responsabilidade Social Empresarial: uma ferramenta estratégica e a visão do consumidor

  • André Alves Prado FATEC
  • Ana Carla Faria ETEC/Piquete
  • Marly dos Santos Nunes
Palavras-chave: Responsabilidade Social – Consumidor – Estratégia

Resumo

O presente artigo aborda questões de Responsabilidade Social Empresarial como ferramenta estratégica na visão do consumidor. Há algumas décadas, a sociedade vem reconhecendo a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) como um valor intrínseco para as organizações, por parte de seus stakeholders (partes interessadas) e consumidores, principais estimuladores da RSE, com a perspectiva de um mundo economicamente mais próspero e socialmente mais justo. Em virtude disso, este estudo foi realizado com o intuito de analisar os conceitos de RSE e a importância da inclusão de suas ações no planejamento das organizações como ferramenta estratégica no mercado competitivo. Utilizando parte da pesquisa “Responsabilidade Social das Empresas – Percepção do Consumidor Brasileiro”, realizada pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Instituto Ethos Empresa Responsabilidade de Social, em parceria com a Market Analysis Brasil, entre 2006 e 2007, buscou-se identificar através da opinião dos consumidores os reais benefícios ações de RSE. Após análise nota-se que as empresas atribuem um papel mais amplo a questões de Responsabilidade Social do que apenas econômico. A inclusão de ações de Responsabilidade Social como ferramenta estratégica dentro da gestão, pode trazer boas contribuições para a evolução das empresas em seu processo de sobrevivência no mercado.

 

Publicado
2018-05-11
Seção
Artigos