Impacto da Qualidade do Serviço Médico e da Imagem do Hospital sobre a Satisfação de Pacientes Oncológicos Ambulatoriais

  • EDUARDO DIAS COUTINHO UNIGRANRIO
  • Davi dos Santos Marques Universidade do Grande Rio
Palavras-chave: Qualidade do Serviço Médico. Imagem Corporativa. Imagem do Hospital. Satisfação do Paciente. Câncer.

Resumo

O presente estudo se inspirou no modelo desenvolvido por Coutinho e Vieira (2018), com objetivo de melhor compreender a importância da qualidade do serviço médico e da imagem do Hospital Federal do Andaraí (HFA) enquanto construtos antecedentes da satisfação de seus pacientes oncológicos ambulatoriais. Para tanto, foi empregada pesquisa de abordagem quantitativa, com enfoque explanatório. Os dados foram coletados por intermédio de questionário estruturado, aplicado à amostra constituída por 245 pacientes oncológicos ambulatoriais do HFA. O tratamento de dados foi realizado por meio da modelagem de equações estruturais (MEE), calcada em matriz de covariância (MC). Os resultados revelaram que a imagem do hospital exerce impacto positivo superior sobre a satisfação do paciente do que a qualidade do serviço médico, embora ambos os fatores sejam fundamentais para a satisfação do paciente com o serviço hospitalar, o que exibe significativa relevância, visto que a satisfação do paciente com o serviço é fator de fundamental importância para a lealdade do paciente à unidade hospitalar, e pode concorrer para a eficácia do tratamento médico e para o restabelecimento da saúde do paciente.

Publicado
2020-07-06
Seção
Artigos