A Importância de um Sistema de Informação no Setor de Planejamento e Orçamento de uma Prefeitura Municipal de Pernambuco

Palavras-chave: Controladoria, Gestão Pública, Sistemas de Informação

Resumo

O estudo trata-se da utilização de Sistemas de Informações (SIs) em uma Prefeitura Municipal do estado de Pernambuco. A pesquisa foi realizada com uma abordagem qualitativa com dados obtidos através de um questionário semiestruturado. O objetivo principal foi analisar as percepções dos servidores e gestores da controladoria do município sobre as ferramentas disponibilizadas pelo SI utilizado. Ao longo da análise é perceptível que os usuários utilizam bem o sistema e que ele é fundamental para a execução das atividades, porém os usuários não têm recebido treinamentos constantes, o que dificulta no conhecimento de algumas ferramentas que poderiam ser úteis. Concluiu-se que, apesar dos entraves enfrentados, o SI é de suma importância no setor, além de auxiliar na tomada de decisão do gestor, visto que o SI proporciona desenvolvimento de melhorias no processo, eficiência dos fluxos e acessibilidade de informações e resulta na redução de erros.

Biografia do Autor

Florisvaldo Cunha Cavalcante Júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestre em Controladoria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Especialização em Controladoria pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB). Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (FACAPE). Professor de Administração do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSERTÃO-PE)

Millena de Carvalho da Cunha , Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Graduanda em Administração e participante do projeto PIBIC/UFRPE pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Alessandra Carla Ceolin, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professora vinculada ao Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui doutorado e Pós-doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Comércio Exterior e Administração pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atua principalmente com os temas gerenciamento de processos e de projetos, sistemas de informação, textmining/datamining, assimetria de informação, inovação, administração rural e agronegócios.

Publicado
2020-02-10
Seção
Artigos