Radar da Inovação: Um Estudo das Dimensões “Privilegiadas” nas Publicações sobre o Tema

Palavras-chave: Inovação, Radar da Inovação, Dimensões, Programa ALI, Sebrae

Resumo

Trata-se de estudo sobre o Programa Agentes Locais de Inovação, implementado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, notadamente sobre os temas mais recorrentes nas publicações do Sebrae sobre o Programa ALI. O objetivo desta pesquisa, com base amostral nos resumos (abstracts) dos Cadernos de Inovação em Pequenos Negócios, foi verificar se, comparativamente, algumas dimensões do Radar da Inovação estariam sendo privilegiadas nos artigos daquelas publicações. Para a consecução do objetivo proposto, foi realizada uma busca, por meio do software de estatística “R”, pelos termos indicativos das 13 dimensões do Radar da Inovação, ou seja, pelos nomes de cada dimensão nos resumos dos Cadernos. Além de contar com um software para a mineração dos dados (data mining), este trabalho utiliza ferramentas de estatística (Nuvem de Palavras, Frequência e Dendrograma) para auxiliar na produção e análise de dados. Os resultados indicam que, com base nos textos publicados nas últimas edições dos Cadernos de Inovação do Sebrae, quatro dimensões do Radar (Processos, Relacionamento, Clientes e Ambiência Inovadora) vêm – em detrimento das demais – recebendo maior atenção dos trabalhos dedicados ao tema, com os agrupamentos relativos a estes termos girando em torno de cada termo de pesquisa.

Publicado
2020-02-10
Seção
Artigos