Mobilidade Urbana Sustentável: Modelo Aplicado para o Município de Aparecida – SP

  • Leandro Augusto Marcondes Pinto, Me. Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA
  • Henrique Martins Galvão, Dr. Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA

Resumo

A complexidade com que se deparam as cidades diante do aumento populacional, uso intenso de veículos motorizados, acessibilidade de vias e edifícios públicos, redução de áreas verdes, se tornaram conflitantes com os aspectos socioeconômicos e ambientais inter-relacionados. Alguns dos efeitos são observados nos gastos de transportes pelo excesso de congestionamentos ou vias insuficientes, gerando maiores custos econômicos, também o aumento dos gastos público e privado para o tratamento de doenças causadas pelas emissões de poluentes, os quais também provocam a ampla degradação ambiental. Tais efeitos oneram o orçamento público e geram conflitos diante de medidas de curto prazo e recursos escassos. Assim, reconhece-se cada vez mais o interesse pelos aspectos relacionados com a Mobilidade Urbana. Suportado por revisão de literatura, esse estudo propõe o modelo iMobs baseado num conjunto de indicadores econômicos, sociais e ambientais visando mensurar a mobilidade urbana sustentável no cidade de Aparecida - SP. Os resultados aferiram, numa escala de 0,00 a 1,00, a pontuação do município de 0,5623, representado pelos aspectos sociais (0,292), econômicos (0,187) e ambientais (0,0833), sinalizando grandes desafios para promover a mobilidade urbana sustentável. Conforme a metodologia adotada, o iMobs possibilita maior eficiência e eficácia na orientação e implementação de políticas públicas.

Publicado
Abr 8, 2019
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MARCONDES PINTO, Leandro Augusto; MARTINS GALVÃO, Henrique. Mobilidade Urbana Sustentável: Modelo Aplicado para o Município de Aparecida – SP. Revista de Administração do UNIFATEA, [S.l.], v. 17, n. 17, abr. 2019. ISSN 2176-8412. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/RAF/article/view/1003>. Acesso em: 19 ago. 2019.
Seção
Artigos