Diagnóstico da Gestão Estratégica em Micro e Pequenas Empresas: Um Estudo Multicasos

  • Vaniele Coelho de Souza Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC)
  • Daniela Freitas de Oliveira Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC)
  • Andréia Maria Kremer Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Rafael Todescato Cavalheiro Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Resumo

O objetivo deste estudo foi aplicar o modelo de diagnóstico de gestão estratégica proposto por Vieira (2002) em multicasos no contexto de Micro e Pequenas Empresas (MPEs), localizadas no interior do estado do Mato Grosso do Sul (MS). Os dados foram coletados por meio de questionário e analisados através das técnicas de análise de conteúdo. Após a utilização empírica do modelo, foi possível verificar que o instrumento desenvolvido para análise da gestão estratégica das MPEs é aplicável e de fácil entendimento e utilização atendendo a necessidade de um grande grau de simplificação mencionado por Sharma (2011). Os resultados sugerem que as empresas analisadas apresentam diferentes características em relação a gestão estratégica, considerando os aspectos comportamento organizacional, acesso a informações, formação de competências, modos de formular estratégias e interfuncionalidade. Os principais problemas identificados, que impactam nos demais fatores, são a falta de acesso a informações internas e externas e a falta de participação de todos os membros da organização na definição de estratégias.

Publicado
Abr 8, 2019
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COELHO DE SOUZA, Vaniele et al. Diagnóstico da Gestão Estratégica em Micro e Pequenas Empresas: Um Estudo Multicasos. Revista de Administração do UNIFATEA, [S.l.], v. 17, n. 17, abr. 2019. ISSN 2176-8412. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/RAF/article/view/1001>. Acesso em: 18 abr. 2019.
Seção
Artigos