Diagnóstico da Gestão Estratégica em Micro e Pequenas Empresas: Um Estudo Multicasos

  • Vaniele Coelho de Souza Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC)
  • Daniela Freitas de Oliveira Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC)
  • Andréia Maria Kremer Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Rafael Todescato Cavalheiro Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Resumo

O objetivo deste estudo foi aplicar o modelo de diagnóstico de gestão estratégica proposto por Vieira (2002) em multicasos no contexto de Micro e Pequenas Empresas (MPEs), localizadas no interior do estado do Mato Grosso do Sul (MS). Os dados foram coletados por meio de questionário e analisados através das técnicas de análise de conteúdo. Após a utilização empírica do modelo, foi possível verificar que o instrumento desenvolvido para análise da gestão estratégica das MPEs é aplicável e de fácil entendimento e utilização atendendo a necessidade de um grande grau de simplificação mencionado por Sharma (2011). Os resultados sugerem que as empresas analisadas apresentam diferentes características em relação a gestão estratégica, considerando os aspectos comportamento organizacional, acesso a informações, formação de competências, modos de formular estratégias e interfuncionalidade. Os principais problemas identificados, que impactam nos demais fatores, são a falta de acesso a informações internas e externas e a falta de participação de todos os membros da organização na definição de estratégias.

Publicado
2019-04-08
Seção
Artigos