Leitura em questão: Momento de descobertas

  • Euridice da Conceição Tobias, Dra. Faculdade de Tecnologia de Cruzeiro - FATEC

Resumo

A questão da leitura no Brasil se apresenta com uma evidente situação problema. Nos seus diferentes tipos: decodificação, interpretação e compreensão, analfabetos funcionais; a leitura  se caracteriza por um grande índice de rejeição e incompetência nos diferentes níveis de ensino Fundamental e Médio, e consequentemente se arrasta até o nível superior. Dentro desse cenário, a partir de um breve histórico de leituras que distingue a leitura ideal para o professor na escola, uma leitura prevista para um texto fechado nele mesmo e a leitura que permite possíveis leituras para um mesmo texto que leva em conta a relação do texto e do leitor com o contexto histórico-social, cultural e ideológico de produção, apresentamos o enfoque discursivo de leitura que num processo sociointerativo, com o auxílio da Análise do Discurso, explicita como o texto organiza os gestos de interpreta- ção que relacionam sujeitos e sentidos, produzindo novas práticas de leitura. Assim, no processo sociointerativo, o professor assume seu papel de colaborador, envolvendo os alunos numa situação de aprendizagem que os motive a se descobrir como sujeitos de suas ideias, o aluno surge no nível de compreensão de leitura que propicia a produção de sentidos para o texto enquanto parte de suas vidas. 

Publicado
Jan 19, 2018
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DA CONCEIÇÃO TOBIAS, Euridice. Leitura em questão: Momento de descobertas. Janus, [S.l.], v. 10, n. 17, jan. 2018. ISSN 1984-7998. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/Janus/article/view/309>. Acesso em: 24 jun. 2019.
Seção
Artigos