Relato sobre práticas pedagógicas com um aluno com autismo: desafios e possibilidades para inclusão escolar

  • Cariza de Cássia Spinazola
  • Andreza Tatiane Elias Goffredo

Resumo





Com o aumento nas matriculas dos alunos com Transtorno do espectro autista nas escolas regulares torna-se importante mostrar como as escolas e professores vem lidando com os desafios e quais as possibilidades de atuação frente a inclusão escolar das crianças com TEA. Nesse sentido, o presente relato de experiência teve como objetivo descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas em parceria pela professora da sala regular e educadora especial para a inclusão de um aluno com autismo no ensino fundamental. O aluno foi caracterizado como aluno F, possui diagnóstico e está matriculado no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal situada no interior do estado de São Paulo. Os resultados são referentes as práticas e atuações realizadas em um bimestre escolar pela professoradasalaregulareeducadoraespecial. Osresultadosdemostraram que os procedimentos adotados pelas professoras foram baseados na análise do comportamento, utilizando principalmente de reforçadores positivos para aumento de repertório comportamental adequado. Em relação as atividades os relatos mostram a possibilidade de adaptação de atividades. Porém estas devem levar em consideração as necessidades do aluno. Conclui-se que as práticas pedagógicas e intervenções realizadas pelas professoras foram positivas para o aluno.





Publicado
Nov 6, 2018
##submission.howToCite##
SPINAZOLA, Cariza de Cássia; ELIAS GOFFREDO, Andreza Tatiane. Relato sobre práticas pedagógicas com um aluno com autismo: desafios e possibilidades para inclusão escolar. Estudos Interdisciplinares em Educação, [S.l.], v. 1, n. 4, nov. 2018. ISSN 2594-7567. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/EIE/article/view/936>. Acesso em: 25 abr. 2019.