Libras como instrumento facilitador para a socialização da criança com deficiência auditiva na escola regular

  • Gleici Aparecida Carvalho Campos da Silva
  • Tatiana Aparecida da Silva Monteiro
  • Olga Aparecida Arantes Pereira

Resumo

A pesquisa tem como tema o conhecimento de Língua Brasileira de Sinais - Libras pela criança com deficiência auditiva na escola regular, buscando resolver a questão: como a Libras pode auxiliar na socialização de alunos com deficiência auditiva com as outras crianças na escola regular? Tendo como objetivo, observar e analisar o ensino de Libras na escola regular como instrumento facilitador do processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva, visando compreender os aspectos ou fatores que contribuem para socialização dos mesmos em turmas regulares. Trata-se de uma pesquisa ação realizada em uma escola de ensino regular do Vale do Paraíba, por meio de oficinas com alunos e professores do Ensino Fundamental I. Por meio deste estudo, analisou-se que o aluno com deficiência auditiva ao chegar à escola encontra dificuldade em se socializar com os demais do ambiente escolar, devido ao desconhecimento sobre Libras; com a aprendizagem da Libras houve avanços na socialização e no desenvolvimento da criança com deficiência auditiva.

Publicado
2018-11-06