Currículo Funcional Natural: perspectivas metodológicas e os resultados alcançados no processo de desenvolvimento dos educandos

  • Luciene Corrêa Guerra Moreira da Silva
  • Taydara Valério Ernesto da Silva
  • Silvana Soares

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a proposta da organização curricular funcional natural a partir da perspectiva metodológica e estratégica. No decorrer da história da educação escolar percebeu- se que havia necessidade de transformação e de se desenvolver novas metodologias para auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Com isso, surgiu a necessidade de analisar se o currículo organizado realmente promove o desenvolvimento do educando. E assim, temos o seguinte problema: o Currículo Funcional Natural possibilita ao educando que apresenta alguma dificuldade ou necessidade diferenciada no processo educativo o seu desenvolvimento? Através de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, levantamos e analisamos assuntos de autores relacionados e com uma perspectiva quantitativa e qualitativa utilizou-se o instrumento de coleta de dados por meio de um questionário fechado e da observação participante. Após a realização da pesquisa constatamos que o Currículo Funcional Natural possibilita novas adaptações e oportunidades ao educando que apresenta dificuldade ou necessidade diferenciada de se desenvolver de acordo com suas deficiências.

Publicado
2018-11-06