Currículo Funcional Natural: perspectivas metodológicas e os resultados alcançados no processo de desenvolvimento dos educandos

  • Luciene Corrêa Guerra Moreira da Silva
  • Taydara Valério Ernesto da Silva
  • Silvana Soares

Resumo





O presente artigo tem como objetivo analisar a proposta da organização curricular funcional natural a partir da perspectiva metodológica e estratégica. No decorrer da história da educação escolar percebeu- se que havia necessidade de transformação e de se desenvolver novas metodologias para auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Com isso, surgiu a necessidade de analisar se o currículo organizado realmente promove o desenvolvimento do educando. E assim, temos o seguinte problema: o Currículo Funcional Natural possibilita ao educando que apresenta alguma dificuldade ou necessidade diferenciada no processo educativo o seu desenvolvimento? Através de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, levantamos e analisamos assuntos de autores relacionados e com uma perspectiva quantitativa e qualitativa utilizou-se o instrumento de coleta de dados por meio de um questionário fechado e da observação participante. Após a realização da pesquisa constatamos que o Currículo Funcional Natural possibilita novas adaptações e oportunidades ao educando que apresenta dificuldade ou necessidade diferenciada de se desenvolver de acordo com suas deficiências.





Publicado
Nov 6, 2018
##submission.howToCite##
CORRÊA GUERRA MOREIRA DA SILVA, Luciene; VALÉRIO ERNESTO DA SILVA, Taydara; SOARES, Silvana. Currículo Funcional Natural: perspectivas metodológicas e os resultados alcançados no processo de desenvolvimento dos educandos. Estudos Interdisciplinares em Educação, [S.l.], v. 1, n. 4, nov. 2018. ISSN 2594-7567. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/EIE/article/view/931>. Acesso em: 25 abr. 2019.