Caracterização do público atendido nas classes hospitalares brasileiras: visão dos professores

  • Aline Ferreira Rodrigues Pacco
  • Adriana Garcia Gonçalves
  • Adriana Garcia Gonçalves

Resumo





A educação é um direito de todos, assim, alunos em estado de internação tem direito de atendimento pedagógico enquanto se encontram impossibilitados de frequentar a escola por períodos de internação, a partir disso, o presente estudo objetivou descrever e analisar o perfil do público atendido nas classes hospitalares brasileiras. Realizou-se um estudo de campo com técnica survey. Os participantes do estudo foram 43 professores que lecionavam em classes hospitalares em território nacional brasileiro. Utilizou-se um questionário de forma online, criado no formulário do Google Docs. A análise dos dados ocorreu de modo qualitativo e quantitativo. Os resultados indicaram que cada vez esse serviço vem crescendo e atendendo todas as etapas do ensino básico, desde a educação infantil até o ensino de jovens e adultos, além disso, as doenças que mais geram internações de longo prazo são as doenças respiratórias, oncológicas e crônicas. Conclui-se que é de suma importância conhecer quem é esse público atendido nas classes hospitalares, para possivelmente melhoras no atendimento.





Publicado
Nov 5, 2018
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FERREIRA RODRIGUES PACCO, Aline; GARCIA GONÇALVES, Adriana; GARCIA GONÇALVES, Adriana. Caracterização do público atendido nas classes hospitalares brasileiras: visão dos professores. Estudos Interdisciplinares em Educação, [S.l.], v. 1, n. 4, nov. 2018. ISSN 2594-7567. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/EIE/article/view/930>. Acesso em: 18 jul. 2019.