REFLEXÕES DO BRINCAR COMO INTERVENÇÃO LÚDICA NO ATENDIMENTO DE UMA CRIANÇA COM O DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

  • Maria Carolina de Araújo Moreira
  • Olga Arantes Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA

Resumo

Este artigo tem como objetivo promover uma reflexão acerca do brincar como intervenção lúdica no atendimento de crianças com diagnóstico Transtorno Espectro Autista (TEA) e sua importância no desenvolvimento social e cognitivo dessas crianças. O TEA é um transtorno global do desenvolvimento que impossibilita a interação social do indivíduo e prejudica seu cognitivo. A mediação realizada de maneira lúdica oferece boas respostas para que a criança se sinta estimulada em suas interações sociais. A metodologia dessa pesquisa privilegiou uma pesquisa de campo ao lado da pesquisa bibliográfica, e resultou em um estudo de caso com um aluno de 5 anos de idade regularmente matriculado na pré- escola de uma instituição de Educação Infantil e Fundamental do Vale do Paraíba, diagnosticado com o Transtorno  Espectro Autista (TEA. O estudo possibilitou ás pesquisadoras um aprofundamento sobre o tema autismo e a constatação do valor da intervenção lúdica no desenvolvimento sensorial e motor da aprendizagem desta criança com TEA na inclusão social, sentida pela escola e seus familiares.Como resultado, foi possível mostrar o quanto o lúdico é uma ferramenta de mediação significativa e estimuladora para o cognitivo, de crianças com TEA.

Publicado
Fev 20, 2019
##submission.howToCite##
DE ARAÚJO MOREIRA, Maria Carolina; ARANTES, Olga. REFLEXÕES DO BRINCAR COMO INTERVENÇÃO LÚDICA NO ATENDIMENTO DE UMA CRIANÇA COM O DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Estudos Interdisciplinares em Educação, [S.l.], v. 1, n. 4, fev. 2019. ISSN 2594-7567. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/EIE/article/view/625>. Acesso em: 18 jul. 2019.