Música, história e direitos humanos: ensino e aprendizado na busca pela igualdade

Resumo

O presente artigo eÌ fruto das viveÌ‚ncias em sala de aula oriundas do programa do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação aÌ€ DoceÌ‚ncia) e tem a muÌsica como principal recurso de abordagem didaÌ- tica e pedagoÌgica, sendo ressaltada a importaÌ‚ncia de utilizaÌ-la como uma ferramenta para o ensino, pois as letras das muÌsicas proporcio- nam aos alunos uma contextualização de periÌodos histoÌricos, de for- ma luÌdica, atraente, que encanta. AleÌm de possibilitar o entendimen- to do contexto, ela tambeÌm dispõe da interpretação do discurso e as diversas formas de comunicação, manipulação e dominação vigente em determinados periÌodos. A aplicação da muÌsica, conforme recur- so pedagoÌgico, pode ser uÌtil não apenas para a disciplina de HistoÌria como tambeÌm outras podem se beneficiar desta utilidade.Portanto veÌ‚-se necessaÌrio traçar a histoÌria dessa manifestação artiÌsti- ca para compreender a sua utilização como recurso metodoloÌgico de ensino-aprendizagem. Ademais, o foco desta pesquisa eÌ direcionado aos Direitos Humanos, mais especificamente aÌ€s conquistas femininas. Desse modo, neste artigo traçamos treÌ‚s recortes temaÌticos principais:o primeiro estaÌ relacionado aos direitos humanos no cenaÌrio do periÌ- odo colonial; o segundo faz menção ao cenaÌrio a Era Vargas e o tercei- ro e uÌltimo liga-se a Ditadura Civil-Militar. Diante da necessidade de associar o tema a realidade dos alunos do ensino fundamental, todas essas abordagens foram relacionadas, no presente trabalho, ao con- texto de alguns direitos brasileiros atuais. AleÌm disso, tendo em vis- ta o tema principal do projeto, HistoÌria e Direitos Humanos, eÌ impor- tante salientar que em todos os treÌ‚s temas anteriormente propostos, suas relações com os Diretos Humanos (seja em violações, conquistas ou afirmações) serão sempre destacadas e tidas como lugar-comum para as temaÌticas, tornando o texto um todo-coeso.

Publicado
2020-05-06