Manifestações Folclóricas e o Currículo Escolar - uma análise da prática docente

  • Liliane Aparecida Chaves Cotia de Souza de Souza

Resumo

As tradições culturais e a valorização de nossa história estão caindo no esquecimento, fazendo que se perca muito de nossa identidade. A pesquisa procura entender como manifestações folclóricas estão de- limitadas no currículo escolar nos anos iniciais do ensino fundamen- tal e teve como objetivo investigar o lugar das manifestações folclóri- cas locais e regionais na organização do trabalho docente. O folclore e a cultura popular sempre estiveram presentes nos programas e con- teúdos escolares, porém se faz necessário entender como os mesmos estão sendo aplicados no processo de ensino aprendizagem. Este es- tudo possui características exploratórias, com resultados obtidos me- diante entrevistas com professores e gestora de uma escola municipal da cidade de Lorena SP, sendo utilizado um questionário com ques- tões abertas. Os dados foram analisados de maneira qualitativa para o alcance do objetivo do estudo. O resultado da pesquisa revela que as manifestações folclóricas locais e regionais na organização do tra- balho docente são pouco utilizadas e muitas vezes desconhecidas pe- los professores entrevistados, sendo as mesmas delimitadas apenas às datas comemorativas. Isso sinaliza a necessidade de futuros estu- dos a partir dos dados coletados.

Publicado
2019-11-13