O ensino do Inglês como auxílio na construção do Projeto de Vida: análise de uma sequência didática com base em gêneros textuais

  • Vagner Matias da Silva da Silva

Resumo

Apoiando-se nos princípios norteadores e organizadores do Currículo do Estado de São Paulo, o Programa de Ensino Integral do estado de São Paulo traz em sua constituição educacional a articulação dos con- teúdos trabalhados nas diferentes áreas do conhecimento, desenvol- vidos interdisciplinarmente, a fim de fornecer ao aprendiz a constru- ção de significados, uma vez que possibilita a compreensão do porquê e do para quê de estar participando deste processo. Com base nessas colocações, o objetivo deste estudo foi analisar os cadernos do alu- no e do professor, particularmente de LEM: Inglês, a fim de investi- gar as contribuições para uma . Para tanto, foi feito um estudo sobre os princípios que fundamentam uma . Após isso, foram traçados os pressupostos que fundamentam o ensino e aprendizagem de Inglês no ensino fundamental, para então desenhar os procedimentos me- todológicos para análise e discussão dos dados. Os resultados revela- ram que os objetivos propostos na sequência didática vão ao encon- tro do que é proposto para o desenvolvimento de uma educação para vida. No entanto, os textos e algumas atividades não contribuem para o desenvolvimento do ser competente e autônomo.

Biografia do Autor

Vagner Matias da Silva da Silva

Apoiando-se nos princípios norteadores e organizadores do Currículo do Estado de São Paulo, o Programa de Ensino Integral do estado de São Paulo traz em sua constituição educacional a articulação dos con- teúdos trabalhados nas diferentes áreas do conhecimento, desenvol- vidos interdisciplinarmente, a fim de fornecer ao aprendiz a constru- ção de significados, uma vez que possibilita a compreensão do porquê e do para quê de estar participando deste processo. Com base nessas colocações, o objetivo deste estudo foi analisar os cadernos do alu- no e do professor, particularmente de LEM: Inglês, a fim de investi- gar as contribuições para uma . Para tanto, foi feito um estudo sobre os princípios que fundamentam uma . Após isso, foram traçados os pressupostos que fundamentam o ensino e aprendizagem de Inglês no ensino fundamental, para então desenhar os procedimentos me- todológicos para análise e discussão dos dados. Os resultados revela- ram que os objetivos propostos na sequência didática vão ao encon- tro do que é proposto para o desenvolvimento de uma educação para vida. No entanto, os textos e algumas atividades não contribuem para o desenvolvimento do ser competente e autônomo.

Publicado
2019-11-05