Processo Sucessório em Empresas Familiares: um estudo de suas dimensões comunicacionais

  • Ivone Maria Correia de Almeida Pires do Rosário Faculdade Republicana
  • Robson Dias Universidade Católica de Brasília
  • Victor Márcio Laus Reis Gomes Universidade Católica de Brasília
  • João José de Azevedo Curvello Universidade Católica de Brasília

Resumo

Pesquisa teórica, interpretativa, bibliográfica com perfil interdisciplinar por trazer para a área de Comunicação abordagem inédita de um tema de pesquisa muito explorado na Administração: o processo sucessório familiar. A abordagem traz a noção central da comunicação como processo (CURVELLO, 2009; GOMES, 2014), pois a realidade é construída pela interação (Pensamento Sistêmico, em Niklas Luhmann). Desta forma, superamos a Comunicação Organizacional de modo instrumental e gerencial (funcionalismo clássico) assumindo-a de modo pleno e autônomo: a partir da interação entre os atores sociais na Cultura Organizacional. E interpretamos aspectos comunicacionais na dimensão física e material (1), emocional (2), mental (3), afetiva (4), expressiva (5), visionária (6) e integradora (7) do processo sucessório familiar.

Publicado
Fev 24, 2019
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ROSÁRIO, Ivone Maria Correia de Almeida Pires do et al. Processo Sucessório em Empresas Familiares: um estudo de suas dimensões comunicacionais. Educação, Cultura e Comunicação, [S.l.], v. 10, n. 19, fev. 2019. ISSN 2177-5087. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/976>. Acesso em: 19 abr. 2019.
Seção
Artigos