Processo Sucessório em Empresas Familiares: um estudo de suas dimensões comunicacionais

  • Ivone Maria Correia de Almeida Pires do Rosário Faculdade Republicana
  • Robson Dias Universidade Católica de Brasília
  • Victor Márcio Laus Reis Gomes Universidade Católica de Brasília
  • João José de Azevedo Curvello Universidade Católica de Brasília

Resumo

Pesquisa teórica, interpretativa, bibliográfica com perfil interdisciplinar por trazer para a área de Comunicação abordagem inédita de um tema de pesquisa muito explorado na Administração: o processo sucessório familiar. A abordagem traz a noção central da comunicação como processo (CURVELLO, 2009; GOMES, 2014), pois a realidade é construída pela interação (Pensamento Sistêmico, em Niklas Luhmann). Desta forma, superamos a Comunicação Organizacional de modo instrumental e gerencial (funcionalismo clássico) assumindo-a de modo pleno e autônomo: a partir da interação entre os atores sociais na Cultura Organizacional. E interpretamos aspectos comunicacionais na dimensão física e material (1), emocional (2), mental (3), afetiva (4), expressiva (5), visionária (6) e integradora (7) do processo sucessório familiar.

Biografia do Autor

Ivone Maria Correia de Almeida Pires do Rosário, Faculdade Republicana

Mestre em Comunicação pela Universidade Católica de Brasília; Pós-graduada em Marketing. Pós-graduada em Docência Superior; graduada em Direito pela Universidade Gama Filho e graduada em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho. Advogada e Consultora empresarial na área de Marketing e Comunicação. Docente de cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente coordenadora acadêmica e pesquisadora institucional da Faculdade Republicana.

Robson Dias, Universidade Católica de Brasília

Jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (PPGSSCOM/UCB), linha Processos Comunicacionais nas Organizações. Líder do grupo Prêmios, Indicadores e Estratégias em Comunicação.

Victor Márcio Laus Reis Gomes, Universidade Católica de Brasília

Publicitário, mestre em Administração e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do PPGSSCOM/UCB, linha Processos Comunicacionais nas Organizações. Líder do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos Comunicacionais da Estratégia (ESTCOM). Líder do projeto de pesquisa O noticiário de negócios e os discursos sobre a estratégia em grandes empresas privadas do Distrito Federal - FAPDF - 193.001.037/2015 - Projeto Externo

João José de Azevedo Curvello, Universidade Católica de Brasília

Jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Professor e coordenador do curso de Comunicação Organizacional (UnB) e pesquisador da linha de Teorias e Tecnologias de Comunicação (PPGFAC/UnB). Líder do grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional e Pensamento Sistêmico (COMSiS). Ex-coordenador do PPGSSCOM/UCB e dos cursos de Jornalismo e Publicidade da UCB.

Publicado
2019-02-24
Seção
Artigos