Novas tecnologias no ensino de graduação em Comunicação

  • Alexandre Farbiarz Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Guilherme de Almeida Xavier Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Jackeline Lima Farbiarz Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo relata o desenvolvimento de uma disciplina a distância para a graduação em Jornalismo da PUC-Rio em formato de um videogame. Buscamos superar o hiato cognitivo entre educadores e educandos entendendo o jogo digital como gênero virtual de ensino-aprendizagem e prenhe de elementos sígnicos de ligação entre ambos. Desta forma, desenvolvemos um objeto pedagógico no formato de um game de exploração de ambiente virtual 3D experimentado em primeira pessoa em modo multiplayer. Acreditamos que o jogo possa propiciar a motivação do educador, na possibilidade de rever suas práticas de ensino, fomentando o interesse do educando pela aprendizagem, ao trazer para o contexto da educação símbolos e valores comuns a ambos, estabelecendo uma ponte de comunicação. Até o momento, vem sendo desenvolvido o módulo referente à impressão tipográfica, desenvolvida por Gutenberg no século XV. No game, os educandos participam como cientistas aventureiros de um futuro utópico distante, viajando no tempo para o simulacro de um mosteiro alemão típico do século XIV onde – de forma fictícia – Gutenberg teria desenvolvido a sua tecnologia. A narrativa propõe mistérios que instigam os educandos a interagir com o ambiente e suas situações para investigar processos de produção gráfica do século XV, acessando conteúdos, realizando atividades e participando de minijogos associados ao conteúdo. Isto permite que o educando seja avaliado de forma sistêmica em diferentes níveis pela realização de demandas síncronas e assíncronas, com liberdade de percurso direcionada por interesses e competências aliada a um processo em fases de aprendizado.

Biografia do Autor

Alexandre Farbiarz, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense – UFF e do curso de Graduação em Jornalismo da mesma instituição. Doutor e Mestre em Design pela PUC-Rio, Mestre em Educação e Linguagem pela USP. Coordenador do grupo de pesquisa educ@mídias.com – Educação para as Mídias em Comunicação da UFF, e do laboratório LINC-Design - Linguagem, Interação e Construção de Sentidos, da PUC-Rio. alexandre.farbiarz@gmail.com

Guilherme de Almeida Xavier, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor de disciplinas de projeto, imagem e mídia digital interativa do Curso de Design da PUC-Rio. Doutor e Mestre em Design pela PUC-Rio. Pesquisador vinculado ao DeSSIn - Grupo de Estudos Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação, Supervisor do eixo temático Tecnologia e Ludicidade do LINC - Laboratório Linguagem, Interação e Construção de sentidos/Design e Supervisor do NINJA - Núcleo Interdisciplinar de Jogos Aplicados, do Departamento de Artes e Design da PUPC-Rio. guilhermexavier@br.inter.net

Jackeline Lima Farbiarz, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora e Pesquisadora do PPGDesign PUC-Rio. Doutora em Educação pela USP. Mestre em Letras pela PUC-Rio. Diretora do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio. Coordenadora do Laboratório Linguagem, Interação e Construção de sentidos/Design. Líder Grupos de Pesquisa Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação e Livros, materiais, recursos e novas tecnologias em contextos de ensino-aprendizagem. Coordena o congresso TEIAS. jackeline@puc-rio.br

Publicado
2019-01-06
Seção
Artigos