Naturalização da indústria cultural nos meios de comunicação religiosos de matriz cristã

  • Rodrigo Tarcha Amaral de Souza Universidade Metodista de Piracicaba
  • Cesar Francisco dos Santos Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Resumo

Este artigo é fruto de um trabalho de conclusão de curso em Filosofia sobre a intensificação da indústria cultural nos meios de comunicação cristãos. Sob diversos aspectos, este artigo amplia o texto anterior, cujo objetivo é investigar sobre os mecanismos de naturalização da indústria cultural nos meios de comunicação religiosos de matriz cristã. Utilizar-se-á de fundamentação teórica adorniana para o desenvolvimento de reflexões conjunturais e hipotéticas sobre causas e efeitos da relação dialética entre indústria cultural e campo religioso. Resulta existir uma reconceituação da indústria cultural mediante a intensificação de sua inserção nos novos campos societários, como a comunicação midiática religiosa. Conclui-se que, em meio a confrontações de ordem estratégica e ideológica no uso dos meios de comunicação religiosos, para além de certa corrosão identitária, numa leitura antropológica, mantêm-se como um eficaz instrumento de potencialização humana.

Publicado
Jan 6, 2019
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SOUZA, Rodrigo Tarcha Amaral de; SANTOS, Cesar Francisco dos. Naturalização da indústria cultural nos meios de comunicação religiosos de matriz cristã. Educação, Cultura e Comunicação, [S.l.], v. 10, n. 19, jan. 2019. ISSN 2177-5087. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/963>. Acesso em: 26 jun. 2019.
Seção
Artigos