A fotografia como estratégia de imagem em relações públicas na legitimação das organizações: uma reflexão a partir do Facebook da Samarco Mineração S.A.

  • Marcela Guimarães e Silva Universidade Federal do Pampa
  • Joel Felipe Guindani Universidade Federal do Pampa
  • Raquel dos Santos Marques Universidade Federal do Pampa

Resumo

Com o objetivo de compreender a fotografia como estratégia de relações públicas na legitimação organizacional, este estudo parte de uma pesquisa bibliográfica sobre relações públicas e fotografia. Posteriormente, analisa as fotografias publicadas pela empresa Samarco Mineração S.A. em sua página do Facebook, após a tragédia ocorrida em 2015, em Mariana-MG. Para tanto, emprega a análise de conteúdo com as fotografias, a partir de categorias propostas por Joel Santos (2015), como: motivo, elementos de apoio, mensagem, luz, técnica fotográfica e reação emocional duradoura. A análise, à luz das categorias, revelou que as fotografias foram utilizadas em conjunto às ações de reparação e compensação do conflito entre a organização e seus públicos, sendo assim, aplicadas estrategicamente pelas relações públicas para legitimação e exercício da função política organizacional.

Publicado
Jan 6, 2019
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SILVA, Marcela Guimarães e; GUINDANI, Joel Felipe; MARQUES, Raquel dos Santos. A fotografia como estratégia de imagem em relações públicas na legitimação das organizações: uma reflexão a partir do Facebook da Samarco Mineração S.A.. Educação, Cultura e Comunicação, [S.l.], v. 10, n. 19, jan. 2019. ISSN 2177-5087. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/961>. Acesso em: 19 abr. 2019.
Seção
Artigos