Jogos teatrais na escola: uma possibilidade de auxílio no desenvolvimento biopsicossocial e cognitivo da criança

  • Polyana Zappa Centro Universitário Teresa D´Ávila
  • Bruna Luiza Dias dos Santos Centro Universitário Teresa D´Ávila

Resumo

O presente artigo trata sobre os jogos teatrais como possibilidade de auxílio no desenvolvimento biopsicossocial e cognitivo da criança no ambiente escolar. Em uma sociedade globalizada é notória a necessidade de formação de um cidadão integral que além de possuir saberes científicos sabe transformar o meio em que vive pela sua ação participativa e efetiva com valores, desenvoltura e gestor de suas próprias emoções. Com jogos teatrais a criança se desenvolve fisicamente, biologicamente, cognitivamente e socialmente. Na interação com o outro e com o meio há uma educação intrínseca voltada à construção de uma nova sociedade que visa qualidade de vida e sentimento de interdependência. Com um caráter transdisciplinar, os jogos perpassam por todas as disciplinas e todas as faixas etárias podendo se adequar a diferentes temas e contextos sociais, inclusive os de vulnerabilidade. Jogos em si já são muito atrativos às crianças e a ligação direta com a tecnologia garante o sucesso dessa concepção ideológica de educação na escola, pois trazem o educando como protagonista efetivo no seu processo de ensino-aprendizagem.

Publicado
Jan 6, 2019
##submission.howToCite##
ZAPPA, Polyana; SANTOS, Bruna Luiza Dias dos. Jogos teatrais na escola: uma possibilidade de auxílio no desenvolvimento biopsicossocial e cognitivo da criança. Educação, Cultura e Comunicação, [S.l.], v. 10, n. 19, jan. 2019. ISSN 2177-5087. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/958>. Acesso em: 26 jun. 2019.
Seção
Artigos