Análise de fotografia vencedora do concurso World Press Photo 2009: revelações sobre a subjetividade do fotojornalismo

  • Marcelo Ferreira de Menezes Universidade de Taubaté

Resumo

Em 2009, o World Press Photo premiou o repórter-fotógrafo mexicano Carlos Cazalis, na categoria Contemporary Issues, por uma foto em que flagrou uma figura misteriosa tentando se abrigar do frio da noite de São Paulo, encolhida num saco de pano sob a marquise de um prédio. O fotojornalismo é compreendido como um conceito que alia sensibilidade artística e apelo estético ao intuito de veicular informação relevante sobre determinado contexto factual ou histórico. Nesse sentido, a subjetividade tem sido um fator de interferência, relativizado a imparcialidade e a objetividade jornalística. Assim, este artigo tem o objetivo de revelar, através da análise semiótica dos elementos constituintes da foto de Casális, como o teor de apelo da imagem foi construído por escolhas objetivas do fotógrafo, o que excluiria dela fatores como sorte ou acaso, revelando-se, antes, uma intencionalidade do autor, em escolhas fundamentadas pelo academicismo artístico, na construção de um discurso polissêmico. A fundamentação teórica se baseou nas teorias dos gêneros, de Bakhtin, nos princípios teóricos das artes plásticas Coli (1981), Neiva Jr. (1994), Ostrower (1996) e Hallawell (1994) e na interpretação de Santaella (1983; 2004) sobre os fundamentos da Teoria Geral dos Signos, de Charles Sanders Peirce. Os resultados da análise revelam a presença de um discurso somente passível de ser construído pela interferência intencional do olhar do fotógrafo sobre o momento de sua produção.

Publicado
Jan 6, 2019
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MENEZES, Marcelo Ferreira de. Análise de fotografia vencedora do concurso World Press Photo 2009: revelações sobre a subjetividade do fotojornalismo. Educação, Cultura e Comunicação, [S.l.], v. 10, n. 19, jan. 2019. ISSN 2177-5087. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/956>. Acesso em: 19 abr. 2019.
Seção
Artigos