Análise Heurística dos Fatores Estruturantes que Impactam no Desenvolvimento da Educação Básica Municipal

  • Roberto Miranda Pimentel Fully Fucape Business School - Espírito Santo
  • Rafael Cabral Heringer Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Jéssica da Silva

Resumo

O propósito deste trabalho foi identificar os fatores estruturantes dos municípios relacionados à estrutura física das escolas e ainda os fatores sócios econômicos que afetam o índice de desenvolvimento da Educação Básica, (IDEB) dos anos iniciais. Estudos de diversos autores apontam como fator de crescimento econômico sustentável de longo prazo o investimento no capital humano, com viés a educação formal. O Brasil adotou como política pública a universalização do ensino fundamental e médio preconizando na Constituição Federal a vinculação de receita orçamentária em gastos com educação. Ocorre que mesmo com vinculação de receitas orçamentárias e com a ampliação da rede escolar pública os resultados da qualidade do ensino público ainda não são satisfatórios. Assim este trabalho procurou correlacionar alguns fatores relevantes e estruturantes com os resultados de 10 municípios mineiros para buscar compreender se os fatores estudados influenciavam o IDEB. O modelo proposto de regressão linear com múltiplas variáveis mostrou que a estrutura física de escolas afeta o índice do IDEB para os anos iniciais e que municípios com menor número de escolas tem melhor desempenho no IDEB.

Publicado
Jan 6, 2019
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FULLY, Roberto Miranda Pimentel; SILVA, Rafael Cabral Heringer; SILVA, Jéssica da. Análise Heurística dos Fatores Estruturantes que Impactam no Desenvolvimento da Educação Básica Municipal. Educação, Cultura e Comunicação, [S.l.], v. 10, n. 19, jan. 2019. ISSN 2177-5087. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/954>. Acesso em: 19 abr. 2019.
Seção
Artigos