Análise Heurística dos Fatores Estruturantes que Impactam no Desenvolvimento da Educação Básica Municipal

  • Roberto Miranda Pimentel Fully Fucape Business School - Espírito Santo
  • Rafael Cabral Heringer Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Jéssica da Silva

Resumo

O propósito deste trabalho foi identificar os fatores estruturantes dos municípios relacionados à estrutura física das escolas e ainda os fatores sócios econômicos que afetam o índice de desenvolvimento da Educação Básica, (IDEB) dos anos iniciais. Estudos de diversos autores apontam como fator de crescimento econômico sustentável de longo prazo o investimento no capital humano, com viés a educação formal. O Brasil adotou como política pública a universalização do ensino fundamental e médio preconizando na Constituição Federal a vinculação de receita orçamentária em gastos com educação. Ocorre que mesmo com vinculação de receitas orçamentárias e com a ampliação da rede escolar pública os resultados da qualidade do ensino público ainda não são satisfatórios. Assim este trabalho procurou correlacionar alguns fatores relevantes e estruturantes com os resultados de 10 municípios mineiros para buscar compreender se os fatores estudados influenciavam o IDEB. O modelo proposto de regressão linear com múltiplas variáveis mostrou que a estrutura física de escolas afeta o índice do IDEB para os anos iniciais e que municípios com menor número de escolas tem melhor desempenho no IDEB.

Biografia do Autor

Roberto Miranda Pimentel Fully, Fucape Business School - Espírito Santo

Doutorando em Contabilidade na Fucape ES. Possui Mestrado em Ciências Contábeis - Fucape (2014) Possui especialização em Auditoria Contábil e Financeira - Faculdade Machado Sobrinho (1999) Possui graduação em Ciências Contábeis - Faculdades Integradas de Caratinga (1996). Parecerista da Revista Científica Multidisciplinar Doctum (2018). Coordenador do Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Doctum de Manhuaçu (2018); Coordenador do Curso de Ciências Contábeis na modalidade à distância do Centro Universitário Doctum de Teófilo Otoni (2018). Diretor Executivo da Overton Family Office Assessoria Creditícia (2018)

Rafael Cabral Heringer Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Bacharel em Administração pelo Instituto Ensinar Brasil (2017). Mestrando em Educação Superior pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Publicado
2019-01-06
Seção
Artigos