Campanha permanente em busca da Presidência da República

As estratégias de comunicação de Jair Bolsonaro no Facebook entre 2015 e 2018

Palavras-chave: Campanha permanente, Campanha eleitoral, Mídias sociais, Facebook, Jair Bolsonaro

Resumo

A presente pesquisa tem o objetivo de analisar as estratégias de comunicação empregadas no Facebook pelo então deputado federal Jair Bolsonaro durante a 55ª legislatura (2015-2019) e a campanha eleitoral de 2018, quando ele foi eleito presidente da República, investigando a hipótese de prática de campanha permanente pelo ex-parlamentar. Para proceder a pesquisa, foram coletadas todas as postagens de Bolsonaro em sua fanpage de 1º de fevereiro de 2015 a 28 de outubro de 2018 (n1 = 2530) e identificados os meses de cada ano do mandato em que o congressista foi mais assíduo na rede. A esse período foi acrescentado um mês referente à campanha eleitoral e realizada a Análise de Conteúdo das postagens desses cinco meses (n2 = 457), considerando quatro categorias: frequência; campanha negativa; transferência de temas para o período eleitoral; e interatividade com os eleitores. Os resultados apontam para a prática de campanha permanente no período legislativo analisado.

Biografia do Autor

Hébely Rebouças, Universidade Federal do Ceará

É doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e servidora técnico-administrativa da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC. É membro do grupo de pesquisa PráxisJor, vinculado ao programa de Pós-graduação em Comunicação da UFC e ao Curso de Jornalismo da UFC. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, Jornalismo Político, Assessoria de Imprensa, Redes Sociais, Reportagem.

Publicado
2020-06-30
Seção
Artigos