Atendimento educacional especializado no Ensino Superior. Uma revisão bibliográfica acerca da inclusão de estudantes universitários

Palavras-chave: Inclusão. Ensino Superior. Atendimento Educacional Especializado.

Resumo

a partir da década de 90, os direitos sociais e educacionais de pessoas com necessidades especiais têm sido representativos no cenário Nacional e Internacional. Nessa conjuntura o Ensino Superior tem sido cada vez mais reconhecido como agente instigador de desenvolvimento das sociedades. Nesse estudo foi realizado um levantamento de publicações, teses e dissertações no portal eletrônico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e repositório da Universidade de Brasília (UNB) com intuito de localizar produções referentes a inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior nos últimos quatro anos (2014 a 2018). Os resultados  evidenciaram Mesmo com várias leis que fundamentam a inclusão nas Instituições de Ensino Superior, podemos notar que ainda há uma defasagem nessa modalidade de educação especial, cabe ao Estado, a família e a sociedade se atentarem para a garantia desse direito fundamental, combatendo os fatores que afastam os adolescentes, jovens e adultos das universidades, criando condições para que exerçam de fato, a cidadania.

Biografia do Autor

Ana Angélica Martins Matos, Universidade Católica de Brasília (UCB)

PsicoPedagoga, lotada no Serviço de Orientação Inclusiva (SOI), além do Serviço de Orientação e Acompanhamento Psico-Pedagógico (SOAPPE), UCB. Aluna especial em Educação, PPGE/UCB.

Publicado
2020-06-30
Seção
Artigos