Propostas de redação em situação de vestibular. Influências na escrita do terceiro ano do Ensino Médio

  • Rita de Cássia Antonia Nespoli Ramos Universidade Metodista de Piracicaba
Palavras-chave: Produção textual; Ensino; Redação de Vestibular

Resumo

Este artigo busca analisar as proposições que funcionam como mote para os candidatos escreverem a redação, publicadas e elaboradas pelas bancas responsáveis pelas Provas de Redação de concursos vestibulares para selecionar os futuros ingressantes.  A partir dessa descrição, o objetivo é refletir quais são as influências que essas proposições adquirem quando transpostas para ambiente escolar, mais especificamente para o terceiro ano do Ensino Médio em escolas que direcionam seu olhar quase que exclusivamente para o acesso do vestibular. Escolheram-se como material de análise, as proposições que servem de motivação para que o candidato desenvolva seu texto de quatro vestibulares públicos do Estado de São Paulo. Para as discussões, busca-se respaldo em estudos que refletem sobre a escrita.

 

Publicado
2020-06-30
Seção
Artigos