Presenças negras e a ordem colonial.

Racismos e resistências no espaço acadêmico

  • Lucianna Furtado Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: racismo nas universidades; violência epistêmica; feminismo negro; interseccionalidade; luta antirracista.

Resumo

Este artigo discute os modos como as interações individuais de acadêmicas(os) negras(os) se relacionam, mais amplamente, com a configuração coletiva de conflitos e tensões raciais nos espaços educacionais, bem como sobre os obstáculos e impactos da produção de conhecimento negro e decolonial nas universidades. Inspirada pelas práticas de feministas negras, relaciono minhas vivências nesse espaço à teoria, junto a relatos de estudantes negros reunidos na hashtag #MeuProfessorRacista e reflexões de outras intelectuais negras sobre o tema. O artigo evidencia algumas das formas como o racismo e a resistência negra emergem em nossas vidas acadêmicas e como a análise das experiências narradas pelas pessoas negras em espaços de construção do saber, visibilidade e poder revela correlações com a dimensão coletiva do pertencimento negro e com os esforços pela descolonização do conhecimento.

Publicado
2020-06-30
Seção
Artigos