Gamification na Educação.

O lúdico como instrumento de engajamento no processo de ensino-aprendizagem

Palavras-chave: Jogo, Lúdico, Educação, Engajamento, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O sucesso no processo de ensino-aprendizagem é um dos grandes desafios enfrentados por educadores ao longo dos tempos. A adoção de metodologias ativas em sala de aula até contribui com o maior engajamento do aprendiz, mas não há, naturalmente, fórmula garantida de sucesso. A partir do resgate conceitual do Homo Ludens, se identifica a relevância da ludicidade no processo de desenvolvimento humano. A gamification na educação se caracteriza como técnicas e jogos com o objetivo de envolvimento do estudante no processo de aprendizagem. Aplicando uma pesquisa participativa, o desenvolvimento deste artigo se dá com o estudo do desempenho dos alunos de duas turmas do curso de Sistemas de Informação, onde se buscou identificar, comparativamente, o resultado alcançado pelos alunos que tiveram ou não aplicadas as técnicas de gamification.

Publicado
2020-06-30
Seção
Artigos