Paródia: base das bases musicais dos DJs de hip hop em São Paulo, Brasil

  • Marcos Antônio Zibordi Universidade de São Paulo

Resumo

Pretende-se caracterizar como paródicas as “bases musicais”, um dos “elementos” da chamada “cultura hip hop” na capital paulista (São Paulo, Brasil). A partir da audição de discos selecionados, de exame bibliográfico de entrevistas com produtores dessas sonoridades, os DJs, sustentamos que as bases criadas a partir do recorte e manipulação de músicas prontas tendem a parodiar em diversos graus, de reelaborações radicais até criações politicamente condescendentes. Após contextualização histórica da cultura hip hop nos Estados Unidos e no Brasil, são discutidas as seguintes técnicas, efeitos e produtos sonoros criados por DJs em São Paulo nas três últimas décadas: samplear, beat juggling, back-to-back, colagem, scratch e mixtapes. As conclusões dizem respeito a criações cuja postura política nem sempre é contestatória.

Publicado
Jul 30, 2019
##submission.howToCite##
ZIBORDI, Marcos Antônio. Paródia: base das bases musicais dos DJs de hip hop em São Paulo, Brasil. Educação, Cultura e Comunicação, [S.l.], v. 10, n. 20, jul. 2019. ISSN 2177-5087. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/1083>. Acesso em: 23 ago. 2019.
Seção
Artigos