Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino.

Utilização da Gamificação, como Metodologia Ativa para Cursos de Graduação EAD

  • Ramon Oliveira Borges dos Santos Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL
  • Regina Elaine Santos Cabette Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal
  • Rafael Fialho Luis Centro Universitário Internacional - Uninter
Palavras-chave: Gamificação; Ensino; EAD; TIC’s; Metodologias Ativas.

Resumo

Esse trabalho visa contribuir para o ensino a distância EAD, utilizando a Gamificação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como metodologias ativas. A Gamificação é apresentada nesse trabalho como uma ferramenta visando auxiliar docentes como transmitir o conhecimento para os alunos de maneira clara e eficiente e também com o preparo das aulas, com discente a ajuda no quesito ensino e aprendizagem. Essa técnica é bem aceita em industrias para treinar e qualificar operários, sendo sua principal vantagem estimular os alunos à aprenderem através de jogos que cativem e o faça-os interagirem com o game. Em relação as TIC’s vem ganhando cada vez mais espaço no cenário educacional, tecnologias, aparelhos tecnológicos e os aplicativos passam fazer parte do cotidiano dos discente, sendo uma realidade imutável. Com isso, os aplicativos podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar no ensino EAD. Por meio dessa concepção propõe utilização do computador e aplicativos educacionais em plataforma de ambiente virtual de aprendizagem AVA, como ferramenta favorável ao processo de ensino-aprendizagem, com intuito de deixar a aula mais atrativas e lúdicas, visando melhorar o desempenho dos discentes nas atividades acadêmicas. Com isso o discente sente-se motivado e confiante ao entender o objetivo de seu estudo, buscando recursos que possibilitem um maior proveito dos conteúdos ensinados, desenvolvendo assim suas habilidades para um conhecimento prévio e construtivo.

Biografia do Autor

Ramon Oliveira Borges dos Santos, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL

Sou graduando em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL Lorena, graduando em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER.

Regina Elaine Santos Cabette, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), Mestrado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), Doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2006). Atualmente é Professora no UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena e membro do comitê de ética em pesquisa do UNISAL.

Rafael Fialho Luis, Centro Universitário Internacional - Uninter

Pós-Graduado em Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. Graduado em História pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL.

Publicado
2020-06-30
Seção
Artigos