Os efeitos da identificação social e identificação organizacional no comprometimento, desempenho e satisfação dos alunos de Ciências Contábeis:

uma abordagem sob a lente da Teoria da Identidade Social

  • Alexandre Coradini Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • EDICREIA ANDRADE DOS SANTOS UFMS
  • JOSE APARECIDO MOURA ARANHA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Instituição Federal de Ensino Superior;, Equações estruturais;, Região Centro-Oeste

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar quais os efeitos da identificação social e organizacional no comprometimento, desempenho e satisfação dos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IES) localizada na região centro-oeste do Brasil. Para isso  aplicou-se um questionário para 109 alunos e para a análise dos dados e teste das hipóteses utilizou-se a técnica de modelagem de equações estruturais. Dentre os resultados enfatiza-se que a relação entre a identificação social e a satisfação do aluno é negativa, ou seja, a identificação social influencia negativamente a satisfação do aluno. Em contrapartida, evidenciou-se que o comprometimento, o desempenho e a satisfação do aluno são influenciados positivamente pela identificação organizacional. Além disso, elucidou-se também que o desempenho é influenciado positivamente pelo comprometimento do aluno e que a identificação organizacional, mediada pelo comprometimento, influencia positivamente o desempenho do aluno.

Biografia do Autor

EDICREIA ANDRADE DOS SANTOS, UFMS

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS.
Doutora em Contabilidade - UFSC
ESAN - Escola de Administração e Negócios
Endereço: Av. Sen. Filinto Müler, 1015 - Cidade Universitária, Campo Grande - MS, 79046-460.
E-mail: edicreiaandrade@yahoo.com.br

Publicado
2020-02-17
Seção
Artigos