A comunidade sagrada da Apple: o culto da marca no cenário internacional

  • André Azevedo da Fonseca Universidade Estadual de Londrina e Grupo de Pesquisa Comunicação e Imaginação Social - Imagicom
  • Guilherme Francisco Rodrigues de Oliveira Universidade Estadual de Londrina e Grupo de Pesquisa Comunicação e Imaginação Social - Imagicom

Resumo

A Apple é a mais bem-sucedida empresa de tecnologia na contemporaneidade. Ao lado das qualidades técnicas de seus produtos, parte importante deste sucesso pode ser compreendido através de suas estratégias de comunicação. O emprego de símbolos arquetípicos e narrativas mitológicas na propaganda da marca tem sido analisado por pesquisadores de diversos países. O objetivo desta pesquisa é efetuar uma revisão bibliográfica para sintetizar os principais resultados de pesquisas realizadas em países diferentes acerca das mitologias universais criadas em torno da marca e dos produtos da Apple. Observamos que, tal como uma religião, a empresa conta com uma comunidade global de consumidores fiéis, vinculados por um senso identidade e pertencimento, reunidos sob uma atmosfera de comunhão espiritual que estimula a adoração e o culto.

Publicado
Jul 8, 2019
##submission.howToCite##
FONSECA, André Azevedo da; OLIVEIRA, Guilherme Francisco Rodrigues de. A comunidade sagrada da Apple: o culto da marca no cenário internacional. Educação, Cultura e Comunicação, [S.l.], v. 10, n. 20, jul. 2019. ISSN 2177-5087. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/1072>. Acesso em: 23 ago. 2019.
Seção
Artigos