Jornalismo e Educação: interfaces possíveis

  • Sandro Lauri da Silva Galarca Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus

Resumo

O presente artigo nasce de uma monografia apresentada junto ao curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB), intitulada Educomunicação: uma análise sobre as práticas de ensino em escolas públicas blumenauenses, que pretendia discutir o alcance do consumo midiático em sala de aula a partir do hábito dos professores. Neste momento, optou-se por apresentar a discussão teórica inicial, uma vez que sua contribuição no campo epistemológico pode ser importante na formação de uma massa crítica que faça circular não apenas dados, mas visões e construções simbólicas a respeito do processo de educação para a mídia, tema central do trabalho original. Para isso, usa-se de um levantamento bibliográfico que contextualiza a Educomunicação hoje, sem esquecer do seu contexto histórico, a experiência em outros países e o modelo latino-americano que envolve não somente a discussão crítica a respeito dos meios, mas a formação de cidadãos competentes na utilização desses meios para a geração de narrativas emancipadas sobre suas próprias vidas.

Biografia do Autor

Sandro Lauri da Silva Galarca, Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus

Doutorado em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2010). Professor Titular horista do Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus, Brasil. sandro.galarca@gmail.com

Publicado
2019-07-08
Seção
Artigos