Jornalismo e Educação: interfaces possíveis

  • Sandro Lauri da Silva Galarca Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus

Resumo

O presente artigo nasce de uma monografia apresentada junto ao curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB), intitulada Educomunicação: uma análise sobre as práticas de ensino em escolas públicas blumenauenses, que pretendia discutir o alcance do consumo midiático em sala de aula a partir do hábito dos professores. Neste momento, optou-se por apresentar a discussão teórica inicial, uma vez que sua contribuição no campo epistemológico pode ser importante na formação de uma massa crítica que faça circular não apenas dados, mas visões e construções simbólicas a respeito do processo de educação para a mídia, tema central do trabalho original. Para isso, usa-se de um levantamento bibliográfico que contextualiza a Educomunicação hoje, sem esquecer do seu contexto histórico, a experiência em outros países e o modelo latino-americano que envolve não somente a discussão crítica a respeito dos meios, mas a formação de cidadãos competentes na utilização desses meios para a geração de narrativas emancipadas sobre suas próprias vidas.

Publicado
Jul 8, 2019
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GALARCA, Sandro Lauri da Silva. Jornalismo e Educação: interfaces possíveis. Educação, Cultura e Comunicação, [S.l.], v. 10, n. 20, jul. 2019. ISSN 2177-5087. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/1070>. Acesso em: 23 ago. 2019.
Seção
Artigos