O papel da Gestão Escolar na tratativa de demandas relacionadas a problemas de Identidade de Gênero na Educação Básica

  • Moisés Moreira da Silva Centro Universitário Teresa D’Ávila
  • Lucio Mauro da Cruz Tunice Centro Universitário Teresa D´Ávila

Resumo

O trabalho tem por objetivo propor a discussão do papel da gestão escolar na administração de demandas referentes aos problemas de identidade de gênero na Educação Básica. A importância de tal reflexão se dá por causa do ambiente heterogêneo que a escola representa e a participação de atores de diversas realidades em sua dinâmica. Buscaram-se autores que discutiram as questões de multiculturalidade (CANDAU, 1983 e LOPES, 2013), Identidade de Gênero (BUTLER, 2017 e VARIKAS, 2016) e Gestão escolar (LIBÂNEO, 2013 e GROCHOSKA, 2014), além de outros temas relacionados, como as sexualidades. Considerou-se a importância da gestão escolar na garantia de que a escola trabalhe pautada no respeito à diversidade e na implementação de políticas relacionadas ao tema na elaboração do projeto político pedagógico, bem como na articulação de toda a comunidade escolar nesse sentido.

Publicado
Jul 8, 2019
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SILVA, Moisés Moreira da; TUNICE, Lucio Mauro da Cruz. O papel da Gestão Escolar na tratativa de demandas relacionadas a problemas de Identidade de Gênero na Educação Básica. Educação, Cultura e Comunicação, [S.l.], v. 10, n. 20, jul. 2019. ISSN 2177-5087. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/1069>. Acesso em: 23 ago. 2019.
Seção
Artigos