O papel da Gestão Escolar na tratativa de demandas relacionadas a problemas de Identidade de Gênero na Educação Básica

  • Moisés Moreira da Silva Centro Universitário Teresa D’Ávila
  • Lucio Mauro da Cruz Tunice Centro Universitário Teresa D´Ávila

Resumo

O trabalho tem por objetivo propor a discussão do papel da gestão escolar na administração de demandas referentes aos problemas de identidade de gênero na Educação Básica. A importância de tal reflexão se dá por causa do ambiente heterogêneo que a escola representa e a participação de atores de diversas realidades em sua dinâmica. Buscaram-se autores que discutiram as questões de multiculturalidade (CANDAU, 1983 e LOPES, 2013), Identidade de Gênero (BUTLER, 2017 e VARIKAS, 2016) e Gestão escolar (LIBÂNEO, 2013 e GROCHOSKA, 2014), além de outros temas relacionados, como as sexualidades. Considerou-se a importância da gestão escolar na garantia de que a escola trabalhe pautada no respeito à diversidade e na implementação de políticas relacionadas ao tema na elaboração do projeto político pedagógico, bem como na articulação de toda a comunidade escolar nesse sentido.

Biografia do Autor

Moisés Moreira da Silva, Centro Universitário Teresa D’Ávila

Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila – Unifatea - Lorena, especialista em Gestão Estratégica da Inovação e Empreendedorismo pela Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá – FATEC, especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER – e graduando em Letras pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA, atualmente é professor da rede privada de ensino.

Lucio Mauro da Cruz Tunice, Centro Universitário Teresa D´Ávila

Formado em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de Lorena - Unisal - Lorena, especialista em formação docente para o ensino superior - UNISAL -Lorena, mestre em educação pela Universidade de Taubaté - UNITAU, atualmente é advogado e professor no centro universitário Teresa D' Ávila.

Publicado
2019-07-08
Seção
Artigos