A Construção da Imagem de Dilma Rousseff no período de Crise Política: uma análise dos pronunciamentos feitos pela presidente durante o processo do Impeachment

  • Carla Montuori Fernandes Universidade Paulista - UNIP
  • Luiz Ademir de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Mayra Regina Coimbra Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

O presente artigo se propõe a discutir as estratégias midiáticas utilizadas pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no período do Impeachment, para administrar a sua imagem durante um período de crise. Tratava-se de um momento de crise política, institucional e econômica em que a petista enfrentava protestos e tinha baixos índices de popularidade. O corpus de análise do artigo são os pronunciamentos políticos feitos pela petista em eventos e cerimônias. Como estratégia metodológica, recorreu-se à Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Verifica-se que a presidente se articulou a partir de temas que lhe davam segurança, tais como a construção da imagem de governo e a construção da imagem do País.

Publicado
Jul 8, 2019
##submission.howToCite##
FERNANDES, Carla Montuori; OLIVEIRA, Luiz Ademir de; COIMBRA, Mayra Regina. A Construção da Imagem de Dilma Rousseff no período de Crise Política: uma análise dos pronunciamentos feitos pela presidente durante o processo do Impeachment. Educação, Cultura e Comunicação, [S.l.], v. 10, n. 20, jul. 2019. ISSN 2177-5087. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/1065>. Acesso em: 23 ago. 2019.
Seção
Artigos