A Construção da Imagem de Dilma Rousseff no período de Crise Política: uma análise dos pronunciamentos feitos pela presidente durante o processo do Impeachment

  • Carla Montuori Fernandes Universidade Paulista - UNIP
  • Luiz Ademir de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Mayra Regina Coimbra Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

O presente artigo se propõe a discutir as estratégias midiáticas utilizadas pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no período do Impeachment, para administrar a sua imagem durante um período de crise. Tratava-se de um momento de crise política, institucional e econômica em que a petista enfrentava protestos e tinha baixos índices de popularidade. O corpus de análise do artigo são os pronunciamentos políticos feitos pela petista em eventos e cerimônias. Como estratégia metodológica, recorreu-se à Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Verifica-se que a presidente se articulou a partir de temas que lhe davam segurança, tais como a construção da imagem de governo e a construção da imagem do País.

Biografia do Autor

Carla Montuori Fernandes, Universidade Paulista - UNIP

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP).

Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre e Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, Mestre em Comunicação Social pela UFMG.  Docente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ),

Mayra Regina Coimbra, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Comunicação pela UFJF. Graduada em Comunicação Social (Jornalismo), pela Universidade Federal de São João del Rei(UFSJ). 

Publicado
2019-07-08
Seção
Artigos