Reflexões sobre a relação entre ensino e audiovisual no Brasil

  • Mayara Santos Maciel Universidade Federal do Pará
  • Guaciara Barbosa de Freitas Universidade Federal do Pará

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) constantemente reconfiguram diversos setores sociais, entre eles a educação. Uma nova cultura comunicativa emerge e oferece outras possibilidades de interação social, permitindo a produção e a distribuição de mensagens em diferentes linguagens, inclusive a audiovisual. Assim, questionamo-nos sobre como incorporar essa linguagem nas práticas pedagógicas do Ensino Superior, de modo a incentivar a autonomia e a participação do aluno na construção de seus próprios conhecimentos. O objetivo deste trabalho é reunir referências para pensar a incorporação das tecnologias audiovisuais no Ensino Superior, vislumbrando uma construção ativa e autônoma de saberes pelos discentes. Como principais referências utilizamos o conceito de Racionalidade da Relevância, apresentado por Orozco Gómez (1998, 2002) e as considerações Heidegger (1994) sobre a Essência da Técnica. Por meio de pesquisa da pesquisa (BONIN, 2011), reunimos artigos científicos produzidos no Brasil que relatam experiências diferenciadas de inserção/produção de audiovisual no Ensino Superior. A partir da análise dos trabalhos, percebemos que a introdução do audiovisual no ensino pode ser viabilizada como alternativa metodológica, permitindo que o aluno seja cada vez mais autônomo e absorva conteúdos com mais facilidade. Também por meio da pesquisa, defendemos que a incorporação de recursos tecnológicos no ensino brasileiro, do nível básico ao superior, deve responder a um objetivo de conduzir os estudantes à autonomia e à cidadania.

Publicado
Jul 8, 2019
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MACIEL, Mayara Santos; FREITAS, Guaciara Barbosa de. Reflexões sobre a relação entre ensino e audiovisual no Brasil. Educação, Cultura e Comunicação, [S.l.], v. 10, n. 20, jul. 2019. ISSN 2177-5087. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/1060>. Acesso em: 23 ago. 2019.
Seção
Artigos