Comunicação organizacional e endomarketing como ferramenta motivacional em uma universidade pública: o caso Valoriza UFPR

  • William Leal Colaço Fernandes Universidade Federal do Paraná
  • Sergio Adelar Brun Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

A comunicação é uma ferramenta essencial para incitar mudanças, pois por meio dela é possível realizar a mediação entre as partes da organização, colaborando para o equilíbrio do clima organizacional e melhorando seu desempenho. Assim, o presente artigo buscou estudar como o uso de uma ferramenta de comunicação e endomarketing pode colaborar para a valorização e motivação do público interno de uma organização pública. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e entrevistas com os atores envolvidos na implantação e desenvolvimento da campanha Valoriza UFPR, na Universidade Federal do Paraná. Como resultado da pesquisa foi identificado que a campanha teve um retorno positivo do seu público alvo e auxiliou na valorização e motivação dos servidores alcançados pela campanha e entrevistados para este trabalho. Dessa forma, concluiu-se que, a comunicação organizacional atrelada a prática de endomarketing pode ser utilizada como ferramenta motivacional nas organizações.

Publicado
Jul 8, 2019
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FERNANDES, William Leal Colaço; BRUN, Sergio Adelar. Comunicação organizacional e endomarketing como ferramenta motivacional em uma universidade pública: o caso Valoriza UFPR. Educação, Cultura e Comunicação, [S.l.], v. 10, n. 20, jul. 2019. ISSN 2177-5087. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/1057>. Acesso em: 23 ago. 2019.
Seção
Artigos