O futuro do ilustrador de jornais: reflexões sobre a formação e atuação profissional na visão do campo

  • Vinicius José Shindo Mitchell Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro
  • Luiza Novaes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Alexandre Farbiarz Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa de campo qualitativa realizada durante pesquisa de mestrado em Design entre 2016 e 2018. Foram entrevistados 31 ilustradores de jornais brasileiros, respondendo às seguintes perguntas: 1) Consideremos duas relações de trabalho distintas: o ilustrador que trabalha presencialmente na Editoria de Arte da Redação – diariamente ao lado de outros ilustradores, infografistas, designers e jornalistas –, e o ilustrador que trabalha remotamente – sem obrigação de estar na Redação, desenvolvendo seus trabalhos a partir de encomendas por e-mail e teleconferências, por exemplo –, como você vê os prós e os contras da experiência do ilustrador de jornal em cada uma dessas situações/ambientes, na sua percepção?; 2) Como você vê o futuro da profissão de ilustrador na indústria jornalística?. A análise das respostas apresenta expectativas e anseios dos profissionais em relação ao futuro da profissão e sua inserção nas rotinas produtivas do jornalismo.

Biografia do Autor

Vinicius José Shindo Mitchell, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Design pela PUC-Rio. Ilustrador, quadrinista e infografista editorial e jornalístico. Ilustrador da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro.

Luiza Novaes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora do quadro principal do Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Doutora em Design pela PUC-Rio. Mestre em Photography and Related Media pela School of Visual Arts, NY, USA. Pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar Design Educação - LIDE/LPD, da PUC-Rio. lnovaes@puc-rio.br

Alexandre Farbiarz, Universidade Federal Fluminense

Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense – UFF e do curso de Graduação em Jornalismo da mesma instituição. Doutor e Mestre em Design pela PUC-Rio, Mestre em Educação e Linguagem pela USP. Coordenador do grupo de pesquisa educ@mídias.com – Educação para as Mídias em Comunicação da UFF, e do laboratório LINC-Design - Linguagem, Interação e Construção de Sentidos, da PUC-Rio. alexandre.farbiarz@gmail.com

Publicado
2019-07-08
Seção
Artigos