Retorno de investimento na análise ergonômica

  • Bernardo Bastos da Fonseca
  • Nelson Tavares Matias
  • Natalha Gabrieli Moreira Carvalho
  • Líbio Sousa

Resumo

Este trabalho foi realizado em uma empresa automotiva do sul do Estado do Rio de Janeiro, para verifi car as condições ergonômicas de trabalho, tendo como objetivo a melhoria da saúde, conforto, segurança e do bem estar dos trabalhadores do setor de soldagem da longarina da lateral do veículo. O processo de pesquisa foi realizado in loco com o levantamento do perfil dos trabalhadores, avaliação da situação de trabalho, bem como da situação do ambiente de trabalho
e indicação de modificações para os postos. As indicações foram justifi cadas através da análise de retorno de investimento. Os resultados obtidos na análise ergonômica possibilitam a empresa elaborar um plano de ação que contempla a situaç ão observada, a sugestã o de melhoria, o responsável pela implementação da melhoria, a ordem de prioridade e o retorno do investimento.

Publicado
Jul 18, 2018
##submission.howToCite##
DA FONSECA, Bernardo Bastos et al. Retorno de investimento na análise ergonômica. DI Factum, [S.l.], v. 1, n. 2, jul. 2018. ISSN 2525-9288. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/Difactum/article/view/887>. Acesso em: 19 ago. 2019.
Seção
Artigos