A DI Factum é um desejo antigo dos professores do curso de graduação em Design da FATEA, agora Centro Universitário (UNIFATEA). Sua idealização deu-se nas mãos do professor Dr. Luiz Fernando Gorni, com o intuito de criar um espaço para registrar e expor os melhores resultados das pesquisas desenvolvidas pelos seus discentes e docentes, bem como receber de outras instituições o estado da arte sobre o design.
 
No fim do primeiro semestre de 2015, a FATEA recebeu a autorização da CAPES para iniciar o Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação (PPG-DTI) e junto a essa notícia ressurgiu a ideia da Revista DI Factum. A publicação renasceu mantendo seus ideais, no sentido de se tornar um periódico, credível e permanentemente aberto, entretanto com uma visão diferente, pois não seria mais uma revista para a graduação, mas para a Pós-Graduação. Não obstante, há espaço para também acolher os produtos da graduação, contudo em menor escala e que sejam frutos da troca permanente da experiência entre pós-graduação e graduação.
 
Para a realização da revista, em seu novo formato, foi necessário cumprir alguns passos como a formação e organização do Comitê Editorial Científico, do Conselho de Política Editorial, da Editoria e da Secretaria. Neste momento, a Revista DI Factum realiza sua primeira chamada para artigos. A revista será lançada durante o VI Simpósio de Pós-Graduação, que ocorrerá em Santo André, em dezembro de 2016.
 
Assim, convidamos a comunidade profissional e acadêmica a participarem deste processo, enviando seus trabalhos.
 
Agradecemos sua atenção e damos as boas vindas àqueles que se sentirem motivados a enviarem suas pesquisas.
Forte abraço,
 
Nelson Tavares Matias
Editor-chefe