Gestão Democrática: processo de participação nas escolas primárias de Cacuaco

  • Orlando Martins Cassinda Subdiretor pedagógico da escola do ensino primário e do I Ciclo Dom Bosco- Cacuaco, Bacharel em Filosofia

Resumo

O objetivo geral do nosso trabalho é compreender a infl uência da participação dos pais e de diferentes atores na gestão escolar e como específi cos temos: Identifi car o impacto da participação na gestão escolar no processo educacional; suscitar a gestão democrática escolar como fator que concorre para a participação de diferentes atores. Pensamos que,a participação dos pais e encarregados de educação e outros atores sociais na vida do dia a dia proporciona o ensino de qualidade. Por isso, sem a participação de modo particular dos pais e encarregados de educação na vida da escola, a qualidade de ensino fi ca comprometida. Reiteramos que nosso trabalho apesar de dar maior ênfase à participação dos pais, implicitamente visa a suscitar uma gestão escolar em redes, marcada pela participação de todas as forças vivas da sociedade, por meio de uma parceria consciente. O estudo realizado por nós nos permitiu chegar a seguintes conclusões: que se implemente nas escolas a gestão participativa pois esta concorre para a melhoria do ensino gerando maior entrosamento entre a escola- famílias e os diferentes atores; as direções das escolas se tome cada vez mais dinâmica, comprometida e motivadora para a participação de todos os atores sociais e fi nalmente cada escola deve conquistar a sua autonomia, de modo que em conjuntocom os atores, se elaborem projetos exequíveis a partir das possibilidades da comunidade.

Publicado
Jun 19, 2018
##submission.howToCite##
MARTINS CASSINDA, Orlando. Gestão Democrática: processo de participação nas escolas primárias de Cacuaco. Ângulo, [S.l.], n. 146, jun. 2018. ISSN 1984-7947. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/Angulo/article/view/824>. Acesso em: 23 ago. 2019.
Seção
Artigos